Psicologia aplicada ao cenário da aviação

Psicologia aplicada ao cenário da aviação

Como assumir uma postura vencedora em um cenário tão desafiador com a Aviação?

Desafios na Rotina da Aviação

A rotina para o profissional de Aviação possui algumas particularidades. Algumas delas são:

  • Rigidez de escalas
  • Imprevisibilidade de intercorrências na malha aérea
  • Hierarquia rígida com pouca margem para flexibilização
  • Intensa regulamentação
  • Fadiga físico e mental
  • necessidade constante de adaptação, especialmente ao ser impactado por novas culturas e condicionar todo um núcleo familiar a novas realidades

Além de todo um cenário que demanda alta performance, existe uma responsabilidade sobre as vidas humanas transportadas em cada uma das aeronaves.

É nesse sentido que se torna altamente positivo um olhar da Psicologia a fim de promover um treinamento mental que blinde a mente do profissional para que reaja sempre da melhor forma possível e, assim, usufruir da vida com mais qualidade.

Aeronautas sentem dificuldades, inerentes à própria natureza do serviço, para negociação e conciliação da rotina profissional com a infraestrutura familiar que se torna refém do estilo de vida do profissional.

Como lidar com tais cenários?

O Poder da Assertividade

Existem 3 tipos de perfil:

  • Passivo
  • Agressivo
  • Assertivo

O perfil passivo sofre da “síndrome do bonzinho”, sempre complacente com qualquer demanda recebida, mesmo que ultrapasse suas possibilidades.

O perfil agressivo é aquele que sempre responde de forma reativa e intensa.

Já o perfil assertivo é o ideal. Trata-se do perfil objetivo e pontual, direto e eficaz.

Desenvolver a assertividade é um dos meios mais eficientes para lidar com as mais diversas situações: passageiros insistentes, profissionais inconsistentes, familiares e amigos evasivos e, até mesmo, chefes instáveis.

Ser íntegro, ético e assertivo são alguns dos pilares capazes e impor uma atitude vencedora perante a vida.

Consultoria para aeronautas

Priscila Andrade é Psicóloga Clínica e Consultora, com experiência de mais de 11 anos como comissária – o que trouxe essa realidade para o seu universo de forma muito estreita.

Lidar diretamente com os principais desafios da Aviação foi o começo de uma longa jornada dedicada à Psicoterapia.

Conjugar a experiência na Aviação com os estudos psicoterapêuticos, habilidades clínicas, especializações em coach e ferramentas de desenvolvimento humano promoveu um conhecimento integrado e aplicado, pautado na busca de uma vida satisfatória e equilibrada dentro do cenário da Aviação.

Uma experiência que transcende o teórico, guiada por uma bagagem de vida e profundas pesquisas. Para saber mais sobre Consultoria para Aeronautas:

Deixe uma resposta

Fechar Menu