Psicóloga Clínica

Priscila Andrade - Psicóloga Clínica

Priscila Andrade é psicóloga clínica – CRP 06-92816. Consultório em São Paulo, Moema SP.

Atendimento em consultório ou online.

Terapia para adultos, profissionais e quem estiver em busca de auxílio de um profissional na solução de conflitos pessoais, sociais e/ou comportamentais.

O tratamento é indicado para a superação de dores e desafios através de consultas periódicas que têm por objetivo oferecer um treinamento mental e suporte emocional, proporcionando maior bem estar e, assim, melhor qualidade de vida.

Psicólogo, Psicoterapeuta, Psicanalista e Psiquiatra - Qual a diferença?

Psicóloga ou Psicoterapeuta? E psicanalista? Psiquiatra? O que os diferencia?

Apesar de todos atuarem na busca do auxílio à saúde mental, há diferenças entre cada um deles.

Vamos diferenciar abaixo cada um desses termos, com base no Instituto de Psicologia Aplicada.

Formado em Medicina, com especialização em Psiquiatria, esse profissional enxerga cada transtorno como uma doença – conforme CID10 – Código Internacional de Doenças e DSM-IV, Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais – e se utiliza da prescrição de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos e outros psicofármacos.

Graduado em Psicologia, qualificado para atuar em áreas diversas: clínica, organizacional, esportista, educacional.

Fonte: Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada

Psicólogo que trabalha com psicologia clínica, ao passo que se utiliza da psicoterapia na mediação verbal para conduzir o cliente no processo de autoconhecimento e desenvolvimento.

Fonte: Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada

Profissional de ensino superior, que se especializa na Psicanálise. Pautado em teorias de personalidade e métodos de tratamento introduzidos por Freud. Não tem status científico.

Fonte: Inpa – Instituto de Psicologia Aplicada

Atenção! Vale notar que nem todo profissional que se apresenta como psicoterapeuta é formado em psicologia e, nesse caso, não está submetido a nenhum órgão de regulação ou proteção jurídica.

Importância de um Psicólogo ou Psicoterapeuta

O Psicólogo pode ser fundamental.

Buscar o auxílio de um psicólogo é vital para a qualidade de vida quando se vivencia algum tipo de conflito pessoal, social ou comportamental.

O Psicólogo ou psicoterapeuta identifica/diagnostica,  previne e auxilia no tratamento de doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

Ansiedade

Dor

Separações

Perda de ente querido

Stress

Medos

Traumas

Doença psicossomática

Depressão ou qualquer outro transtorno

Insegurança

Dificuldades em lidar com pessoas

Dificuldades de lidar consigo

Timidez

Fobias

Síndromes

Instabilidades emocionais

A Psicoterapia tem por objetivo promover bem estar, o que permite uma vida mais leve e equilibrada.

Não se prender a pré-julgamentos e tabus é também uma prova de amor próprio vez que investir em si tem reflexo positivo e, naturalmente, impacta todos os aspectos da vida.

Não existe limite de idade para buscar um psicólogo, assim como também vale notar que é possível buscar o auxílio de um psicólogo em qualquer momento da vida

Quando o psicólogo se utiliza da psicoterapia, observamos aplicação da ciência no auxílio de questões responsáveis por mal-estar psíquico, emocional e/ou comportamental.

Psicóloga Humanista centrada na Pessoa

Uma das abordagens/linhas de trabalho utilizadas é a Psicologia Humanista, referenciada também em Carl Rogers.

Uma leitura de mapeamento, não julgamento e perguntas abertas visando o autoconhecimento. Entendimento, respeito e desenvolvimento humano.

Assim como um professor guia o aluno para que ele tenha orientação, porém seja autor de suas decisões, essa linha de trabalho busca preparar e fortalecer cada cliente em sua caminhada, focado nele mesmo.

Concentra-se no presente, abordando histórias dos pacientes de forma a promover uma maior compreensão de como as experiências passadas contribuíram para o que o paciente é hoje.

Enfatiza uma abordagem de não-julgamento, com perguntas abertas , muitas vezes empregada para encorajar o paciente a explorar seus pensamentos , emoções e sentimentos, visando uma profunda auto aceitação.

Fechar Menu