Profissionais da Aviação estão satisfeitos?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Consultorias Renomadas Internacionalmente são realmente capazes de mapear a satisfação dos Profissionais da Aviação?

Por que nenhuma companhia aérea está listada nas 50 melhores empresas para trabalhar?

Uma monografia sobre a qualidade de vida dos comissários de bordo do Brasil (Mauro Santos, 2012) coloca em xeque as conclusões obtidas por consultorias, apesar de serem altamente capazes e internacionalmente renomadas. 

Assim, como avaliar o retrato traçado sobre a qualidade de vida dos profissionais aviação?

Para que serve a pesquisa de clima organizacional?

Quem já é familiarizado com o RH (Recursos Humanos), certamente entende a importância do bom clima organizacional em qualquer empresa . 

Itens como satisfação, motivação e relacionamento são essenciais para um ambiente próspero. Esse clima organizacional reflete uma realidade de inegável impacto na produtividade.

Além de ser uma exigência legal, prevista quando se trata especialmente de empresas listadas na bolsa de valores, investidores possuem expectativas e, naturalmente, as companhias aéreas acompanham pesquisas entre seus empregados sobre a percepção do clima organizacional.

Qual leitura pode ser feita?

Por outro lado, consultorias renomadas internacionalmente, normalmente, não têm vivência no mundo particular da Aviação Brasileira, desconhecendo os requisitos e as exigências biopsicossociais de seus entrevistados, bem como desconsiderando particularidades culturais da população na elaboração dos questionários. 

“De maneira uniforme, todos os empregados respondem ao mesmo questionário e às mesmas questões.  Cumpre-se assim um requisito de mercado e não a busca da identificação dos problemas vivenciados pelos empregados, o que seria o objetivo da pesquisa”(Mauro Santos, 2012).

Uma reflexão pertinente

Será que antes de iniciar uma pesquisa de clima geral nas empresas, é feito um levantamento detalhado das informações sociais do grupo pesquisado, a fim de compreender quem são e como são os profissionais entrevistados?

Normalmente, não. 

Líderes e gestores não participam das pesquisas.

A imparcialidade da consultoria também se torna alheia a questões que poderiam ser consideradas apenas por quem vive, de fato, o quotidiano em tais companhias.

A pesquisa de clima anual poderia ser um evento que confirmaria ou não se a rota está correta e sinalizaria quais os departamentos necessitam mais atenção. 

Ao invés disso, em diversos contextos, tais análises passam a figurar apenas como mais um exercício de praxe que desconsidera questões íntimas do universo da aviação.

Realidade no Mercado da Aviação

Para Antunes (2010), as empresas aéreas são mais fechadas para pesquisas acadêmicas que as indústrias. 

O mercado da Aviação, pela sua própria natureza hierárquica, revela-se pouco avesso às novas experiências, muito mais fechado em si.

Desse modo, a pergunta que fica é: como reverter uma realidade de alta rotatividade nas empresas, alto índice de afastamento por doenças ocupacionais e ausência completa de qualquer companhia aérea brasileira nas publicações que avaliam as 50 melhores empresas para se trabalhar no Brasil (Mauro Santos, 2012)?

Crew Care

Crew Care é uma consultoria exclusiva e altamente especializada, dedicada aos profissionais (comissário, aeronautas, tripulantes, pilotos)  que vivenciam essa realidade tão desafiadora, que é a Aviação.

Como já anunciava Gandhi, a mudança no mundo começa em si. Assim, ao desenvolver o mindset de cada profissional, Crew Care projeta a evolução do cenário da aviação em si. 

Quer explorar suas potencialidades e desenvolver as inteligências capazes de cultivar a sua qualidade de vida? Entre em contato para conhecer nossa proposta.

Busca

Categorias do blog

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Curta nosso Facebook

Siga nosso instagram

Últimos Posts

Fechar Menu