Ansiedade e as Doenças Psicossomáticas

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Um simples barulho atípico no carro já nos coloca em alerta para levar ao mecânico, assim como pequenas falhas ou bugs no celular ou no computador já nos deixam vigilantes para a necessidade de troca ou reparação.

No entanto é bastante comum o nosso corpo gritar através de dores, fadiga, insônia, compulsão e diversos outros sintomas psicossomáticos, e, simplesmente serem ignorados, sem a devida busca por ajuda e reparação. Você escuta o seu corpo? 

As “vozes” do corpo

O corpo e a mente possuem vozes poderosas. São inaudíveis, mas perfeitamente detectáveis. Basta a interiorização e auto observação para percebê-las.

As consequências emocionais, intelectuais, sociais e físicas são enormes.

Grande parte das pessoas, das mais diversas idades sofrem, por exemplo, de níveis variados da Síndrome de Pensamento Acelerado (SPA).

Pensar é fundamental, ainda mais se houver um senso crítico por trás de cada pensamento. Por outro lado, pensar demais ataca a emoção, intelecto e qualidade de vida, traduzindo-se num alarmante esgotamento mental.

Síndrome de burnout, transtorno do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, dentre outros, são tipos de ansiedade. Porém, a SPA é mais abrangente e contínua.

Sintomas Psicossomáticos

Sintomas como mente inquieta, insatisfação, cansaço físico exagerado, irritabilidade, sofrimento por antecipação, déficit de concentração ou memória, transtorno de sono, dor de cabeça, dor muscular e outros sintomas psicossomáticos como taquicardia, aumento da pressão e queda de cabelo podem denotar quadros de SPA.

Você já acordou cansado? Talvez esteja gastando tanta energia no estado de vigília que o sono não consegue ser reparador o suficiente.

Quando o cérebro está desgastado e sem reparação, usa os órgãos do corpo para chamar nossa atenção. Essa é a voz do corpo, pedindo socorro para mudarmos nosso estilo de vida através de dores físicas: são os eventos psicossomáticos.

Os déficits de memória também resultam do excesso de informação, um mecanismo do cérebro para pensarmos menos. Excesso de atividades, de trabalhos intelectuais, excesso de cobrança, preocupação, e até mesmo excesso de celulares e computadores figuram como algumas das principais causas de SPA.

Revertendo o quadro

Selecionar as informações é fundamental. Não é a quantidade de informações, mas a qualidade com que se absorve dados que determina o grau de criatividade, sabedoria e construção de ideias.

Não seja uma máquina de informações, viva plenamente os momentos e desfrute o agora. Escute as vozes inaudíveis do corpo e repense seu estilo de vida. Se o preço que está pagando é muito alto, talvez seja fundamental reavaliar as escolhas feitas.

Gerencie seus pensamentos, zele pela saúde mental e proteja sua emoção. A vida é uma dádiva, o que você tem feito pelo equilíbrio dela? 

Priscila Andrade é Psicóloga em Moema – SP. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Abordagem Humanista Centrada na Pessoa. Atendimento presencial e online. Com quem você conversa sobre a vida? Interessado em um olhar profissional e imparcial para as suas reflexões? Conheça mais o meu trabalho através do site e entre em contato para agendar uma consulta.

Para dicas de como escolher um psicólogo e por que se consultar, continue a leitura em: Como escolher um psicólogo e por que se consultar.

Busca

Categorias do blog

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Curta nosso Facebook

Siga nosso instagram

Últimos Posts

Fechar Menu